Oi pessoal, tudo bem? Desta vez, trouxe a coluna com o livro O Fio da Vida, de Kate Atkinson, que ganhei como presente no final do ano passado. 

Fiquei bem ansiosa para lê-lo, pois ele foi vencedor do Costa Book Prize, ficou bastante tempo na lista dos mais vendidos da Inglaterra e dos EUA. Foi também eleito o melhor livro de 2014 pela revista Time e pelo jornal The Independent, um dos cinco melhores do romances de 2013 para o The New York Times e, finalmente, está entre os dez melhores de 2014 pelos jornais The Guardian e USA Today. 

Bem, com um livro tão bem sucedido, eu estava cheia de expectativas!

Primeira frase da página 100:

Como a página 100 do livro é uma folha em branco, peguei a da 99.

“Uma mulher grande com antebraços de foguista acordou o dr. Fellowes batendo uma xícara e um pires na mesa de cabeceira perto da cama e puxando as cortinas, ainda que estivesse escuro lá fora.”

Do que se trata o livro?

O livro acompanha a jornada de Ursula Todd, uma mulher que possui a oportunidade de reviver seus momentos várias vezes, mudar suas escolhas e refazer sua trajetória. Ele começa, inclusive, com Ursula atirando à queima-roupa em Hitler. Porém, logo retorna para 1910 em uma noite de muita neve na qual Ursula nasce, e morre ao nascer; sendo este o primeiro momento que ela possui a oportunidade de alterar.

O que está achando até agora?

 Para ser bem sincera, eu esperava algo um pouco diferente. Estou achando a escrita da autora boa, um pouco poética, porém a história está sendo muito detalhada e com detalhes que, a meu ver, não são relevantes para a jornada da protagonista.
Já passei da página 100 e até agora estou lendo sobre um período que Ursula possui entre 4 e 5 anos, e retornando às vezes para o ano de seu nascimento, sendo que de pouco se falou acerca do descobrimento do seu “poder”.  Um indício foi citado apenas uma única vez.

O que está achando da personagem principal?

Como até agora Ursula é ainda uma criança, estou achando-a simplesmente uma menina fofa e ingênua, que sofre nas garras do irmão mais velho.

Melhor quote até agora:
Nenhuma respiração. O mundo inteiro se resume a isso. Uma respiração. Pequenos pulmões, como asas de libélula sem conseguir inflar na atmosfera desconhecida. Nenhum ar no tubo estrangulado. O zumbido de mil abelhas na minúscula pérola enrodilhada de um ouvido.
Vai continuar lendo?

Apesar de até agora a leitura não estar instigante, vou sim, afinal acredito que o ápice da história será quando Ursula estiver na sua fase adulta e, espero, conseguir manejar da maneira que quiser o seu dom.

Última frase da página:

“_ Um fazendeiro foi pisoteado por um touro.”

E vocês, o que estão lendo?
Beijos!


7 Comentários

  1. Ooi, tudo bem?
    Confesso que esse livro não chamou tanto a minha atenção. A história parece ser um pouco confusa, não sei porquê. Além disso, parece ser um livro com um ar filosófico, bem do jeito que eu gosto. Espero a resenha, viu?
    Beijos,
    Ana.

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Não tinha conhecimento desse livro e confesso que ao ler do que ele se trata fiquei bem curiosa. Mas depois fiquei com receio por você ter dito que a leitura não está instigante...
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Alana!
    Fiquei feliz de ver um comentário seu no blog!
    Também me lembro de você e daqui.
    Quanto ao post, eu não conhecia o livro, estou bem por fora do mundo literário.
    O dom da Ursula me lembra do filme questão de tempo, onde o personagem principal pode voltar e mudar o passado, não sei se os dons são parecidos.
    E não estou lendo nada, tentei começar garota interrompida, mas não me prendeu muito.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Pelo que você falou, ela deve talvez falar da descoberta do "poder" mais pro finalzinho.
    Nunca li mas a história me pareceu interessante, e esse quote que você escolheu é... arrepiante.
    Não estou lendo nada no momento, boa leitura!

    Beijos,
    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  5. Oi Alana! Eu gosto de narrativas detalhadas, mas desde que isso contribua para a ambientação do leitor, descrições extensas e irrelevantes acabam tornando a leitura cansativa, por mais que a ideia seja boa. Vou aguardar mais comentários seus sobre o livro, afinal você mesma disse que ainda não chegou no ápice da trama.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Até ai onde vc falou, também me pareceu meio parado, não sei, não me animei para lê-lo

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro. Achei interessante (e diferente).
    Espero que no final a história seja satisfatória :D E aguardo sua resenha dele ^-^
    Ah, no momento estou lendo dois livros: "The lost hero", primeiro livro da série "Heroes of Olympus", do Rick Riordan e "Renato Russo - o trovador solitário" (esse pra minha monografia ^^).
    Beijinhos
    http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir