Título Original: And the mountains echoed
Tradutor: Claudio Carina
Páginas: 350
Editora: Globo Livros

Apesar de já fazer algum bom tempo que eu não escrevo para o blog, decidi comentar um pouco sobre como foi a minha leitura de O Silêncio das Montanhas. Primeiramente, acho interessante ressaltar que meu interesse em lê-lo surgiu porque eu já havia lido as outras obras do autor aqui lançadas, A cidade do sol e O caçador de pipas, sendo que estes livros me emocionaram bastante, fizeram-me refletir sobre como meus problemas são, na realidade, pequenos se comparados aos de outras pessoas e também me deixaram triste por causa da crueldade humana. Então, após a leitura destes livros, eu compraria qualquer livro do Khaled Hosseini sem ler nada sobre antes. Eu confiaria que seria uma boa aposta. E foi o que fiz.

Em O silêncio das montanhas, acompanhamos a história de dois irmãos, Pari e Abdullah, que, órfãos de mãe, foram separados ainda durante a infância, porque seu pai vendeu a menina para um casal rico de Cabul que não podia ter filhos. Para desenvolver esta história, Khaled Hosseini utilizou de um novo recurso que é cada capítulo ser narrado por uma diferente personagem, o que amplia a nossa perspectiva, visto que lemos os diferentes pontos de vista.

Apesar de, indiscutivelmente, este artifício ser interessante, acredito que neste livro em específico não funcionou muito bem. O livro é dividido em nove capítulos narrados por estas diferentes personagens, sendo que estas possuem um link entre si (não todas) e com a “história principal”. O problema é que a história de Pari e Abdullah não se destaca em relação às histórias paralelas, exceto por possuir um final bem determinado. 

Algo que me chateou um pouco é que me apeguei bastante ao narrador de um dos capítulos, que possuía uma relação muito distante com as protagonistas da história principal, ou seja, após aquele capítulo específico ele não apareceu mais e terminei a leitura com a expectativa não suprida de encontra-lo outra vez, ler um final para esta personagem.

Por causa dessa inovação, alguns leitores comentaram que preferiam que o livro fosse divulgado como um livro de contos, o que diminuiria a expectativa de encontrar um final único e abrangente, outros acharam a leitura cansativa, etc. Eu, particularmente, tive expectativa que o livro me atingisse de modo como os outros fizeram, o que não aconteceu, porém ainda assim gostei da leitura. Foi leve e boa e, para mim, nada cansativa. Evidentemente, Khaled Hosseini escreve muito bem. Porém, depois de O silêncio das montanhas, vou ler ao menos alguma coisa sobre antes de comprar algum livro dele novamente.


Ps.: Uma observação interessante é sobre o título. Originalmente é And the montains echoed, algo como E as montanhas ecoaram, o que eu não associaria imediatamente ao silêncio, como se este fosse importante no enredo. Enfim.


12 Comentários

  1. Oi Alana ,tudo bem?

    Esse é aquele tipo de autor que ou você odeia suas obras ou ama, né? Eu vou ler Caçador de Pipas e se gostar leio este. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Alana querida vc na sabe a emoção que senti quando estava no blog da Patricia, Books many Books, e vi seu comentário; então corri aqui e achei sua nova resenha. Espero que vc volte pelo menos uma vez por mês, saudades sem fim das suas lindas palavras.
    Sobre o autor desse livro, confesso que nunca fiquei tentada a ler seus livros mas gostei de saber sua opinião.
    Beijos e espero que seu natal tenha sido maravilhoso e desejo um fim de ano fantastico. E claro um 2015 espetacular!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Alana,
    Primeiramente, obrigada por ter conhecido meu blog. Espero que você volte a visitá-lo!
    Também gostei do seu cantinho e vou voltar :)
    Bem, sobre o livro tenho que dizer que a leitura foi um pouco decepcionante para mim. O li no início do ano com muitas expectativas, pois adorei O Caçador de Pipas. No entanto, me senti confusa diversas vezes com o tanto de histórias paralelas. Sim, é verdade que no final tudo faz sentido e o autor fecha o círculo, mas não fiquei envolvida com a narrativa, o que foi uma pena...
    Gostei de saber sua opinião!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, voltarei a visitá-lo sim, pode deixar.
      Acredito que tivemos sensações parecidas durante a leitura desse livro... Eu até me senti envolvida em algumas histórias, porém, como já está na postagem, a personagem que gostei acabou não aparecendo depois por possuir uma relação muito distante com "os protagonistas".
      Obrigada por compartilhar a sua opinião também. Beijos.

      Excluir
  4. Olá! Já li os dois livros desse autor, e simplesmente me apaixonei! Mas esse não me chamou muito a atenção, vi algumas críticas como a que vc falou, de alguns acharem ele um pouco cansativo e é péssimo quando nos apegamos à algum personagem e ele simplesmente desaparece e não dá mais sinal de vida né --' hahaha
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia! Acredito que se eu o tivesse lido após ter lido algumas críticas sobre o mesmo, talvez eu tivesse apreciado mais a leitura. Mas, infelizmente, esse livro não chega aos pés dos outros dois, pelos quais também me apaixonei.
      Beijos.

      Excluir
  5. Oii
    Eu li este livro e simplesmente ameiiii. Até favoritei. Para você ver como as opiniões são diferentes né rs
    Eu entendi tudo que Khaled quis dizer. Ele é genial.
    Que pena que não gostou tanto.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Leticia! E é até bom que as opiniões variem, afinal o que seria do azul se todos nós gostássemos do amarelo, não é mesmo? Que bom que você gostou do livro, fico feliz.

      Excluir
  6. A Capa me trouxe algo bom, mesmo ela sendo bem simples, e a história parece ser bem linda!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  7. Feliz 2015, Alana! Muitas alegrias, saúde, paz e sucesso! Ótimas leituras no próximo ano!
    Beijos. :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nadia! Desejo o mesmo pra você. Beijos =)

      Excluir
  8. Oii Alana, que bom que você voltou :)
    Eu ainda não sabia da existência desse livro e acho que teria a mesma reação que você: Comprar sem nem ler a sinopse. Afinal, os outros dois livros do autor são maravilhosos. É uma pena que a suas expectativas não tenham sido atingidas e acho que realmente, se divulgassem como um livro de contos, seria uma maneira melhor das pessoas saberem o que vão encontrar.
    Fiquei curiosa para ler!

    Beijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir