Sou uma grande fã do trabalho de Johnny Depp, inclusive já comentei isto aqui quando postei um TOP 3 com os meus filmes prediletos estreados pelo ator – confira aqui. Ele é uma pessoa carismática e reservada, aparenta ter bons costumes e atua maravilhosamente bem. É por causa disso que, quando eu soube do lançamento de Sombras da noite, outro filme em parceria com o diretor Tim Burton, logo fiquei morrendo de curiosidade e precisava assistir a este filme o quanto antes.

O protagonista é Barnabas Collins, interpretado por Johnny Depp, e dono de uma grande maldição: ele é um vampiro. Há muito tempo, em 1752, a família Collins partiu da Inglaterra a fim de fundar a cidade de Collinsport, no Maine. Estes eram ricos e felizes até que Barnabas comete um erro terrível quando seduz, sem grandes intenções, Angelique Bouchard, uma funcionária de sua casa.


Angelique, na verdade, é uma bruxa poderosa que decide se vingar da família Collins e destruir o seu império, quando percebe que foi abandonada por seu amado Barnabas. Com o consentimento da cidade, ela consegue enterrá-lo vivo e o transforma em um vampiro. Porém, Barnabas foi libertado do túmulo, em 1972, e retorna para sua mansão; somente para descobrir que ela está em ruínas e que a família Collins não é mais a mesma.


Ele retorna à casa decidido: quer mudar a situação da família e recuperar a honra da mesma. Porém, os seus descendentes são estranhos e os equipamentos também, afinal, ele ficou muito tempo adormecido. É extremamente engraçada a adaptação de Barnabas ao novo mundo, mas, infelizmente, após algumas cenas, torna-se tedioso. Uma das habitantes da antiga mansão de Barnabas é interpretada por Helena Bonham Carter, esposa de Tim Burton, e grande parceira de Johnny Depp também. Ela é a Dra. Julia Hoffman, uma psiquiatra que mora com a família para tentar resolver os problemas da mesma.


O filme é quase um típico de Tim Burton, que se tornou reconhecido pela escolha de atores, cenários sombrios, figurinos extravagantes e a vontade de sempre estar inovando. Mas, a familiaridade com bons roteiros não esteve presente, este é um filme previsível e que não convence. Foi engraçado em alguns momentos, mas o clima sombrio não combinou com o tom de paródia e Sombras da noite se tornou uma exceção à regra criada por mim de que os filmes desta parceria entre ator e diretor são bons.

Não me entendam mal, a interpretação dos atores está realmente boa, o cenário também e as músicas escolhidas estão ótimas. Mas o roteiro não é dos melhores. Um ótimo elenco e diretor para um filme que é uma paródia dos vampiros. Lembrando que esta é a minha opinião e você pode discordar dela à vontade, não sou uma crítica profissional, somente uma fã que se decepcionou.

Curiosidades

  • O filme é baseado em um seriado da década de 60, Dark Shadows, que tanto Johnny Depp quanto Tim Burton gostavam.
  • A história do filme se passa em 1972. Trata-se de um ano após o encerramento da série de TV na qual ele é baseado, exibida entre 1966 e 1971.
  • Jonathan Frid, intérprete de Barnabas Collins na série de TV, aparece em uma pequena ponta no filme. Sombras da Noite foi seu último filme, já que o ator faleceu em 13 de abril de 2012, aos 87 anos.
  • Barnabas Collins, personagem principal do filme Sombras da Noite, apenas apareceu na série de TV no episódio 211. Ele foi criado na intenção de melhorar a audiência, que andava baixa. Até este momento a série girava em torno da personagem Victoria, a misteriosa governanta da mansão Collinwood.
  • Este é o oitavo filme que reune a dupla Tim Burton e Johnny Depp e o sétimo que reune Tim Burton e sua esposa, Helena Bonham Carter.
  • As atrizes Anne Hathaway, Lindsay Lohan e Jennifer Lawrence fizeram teste para o papel de Angelique, mas foi Eva Green quem acabou levando. (Ótima escolha!)


Deixe um comentário